O secretário municipal do Planejamento, Fernando Mondadori, participou de uma reunião de trabalho, nesta segunda-feira (07/10), em Gramado. Mondadori apresentou a proposta de integração viária para conectar os municípios da Região das Hortênsias com o novo Aeroporto Regional. Entre os presentes, estava o senador Luiz Carlos Heinze, além de secretários municipais, empresários e representantes de entidades da região.
O titular da Seplan realizou uma apresentação do traçado que liga as duas cidades e dos projetos viários necessários para melhorar o acesso ao futuro empreendimento. O trecho compreende 24 quilômetros entre o novo aeroporto e a sede urbana de Gramado. De acordo com a proposta apresentada, 16 quilômetros necessitam de pavimentação: 10 pertencem a Caxias do Sul e seis ao município vizinho.
“Caxias do Sul já iniciou o alargamento das vias do trecho por entender que essa ligação será fundamental para atender o futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. Precisamos diminuir as distâncias e dar mobilidade aos turistas e, para isso, é necessária uma infraestrutura compatível com a quantidade de visitantes que a Região das Hortênsias recebe. Além disso, essa nova ligação viária entre Caxias e Gramado também valoriza economicamente a nossa região”, completou o secretário.
O senador Heinze elogiou as iniciativas da prefeitura caxiense.
“Caxias do Sul já está trabalhando em cima de uma nova estrada que vai ligar Caxias – Vila Oliva e Gramado – Vila Oliva. Além disso, a prefeitura está empenhada no projeto do novo aeroporto e continua avançando com o cronograma previsto em três frentes: licenciamento ambiental, aprovação do anteprojeto da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e desapropriações dos terrenos”, avaliou o senador.
A secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Simone Manfredini Bender, também apresentou dados iniciais do trabalho que vem sendo realizado pelo município.
“Através da equipe técnica, nós estamos estudando o melhor traçado para Gramado. Os estudos ainda estão em fase inicial, mas sabemos da extrema relevância desse projeto para nossa cidade, para Caxias do Sul e para toda a região”, ponderou. Simone e sua equipe já haviam participado, em julho deste ano, de uma reunião na Prefeitura de Caxias do Sul para tratar do novo aeroporto.
O novo aeroporto projetado pela Secretaria da Aviação Civil (SAC) possuirá um terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados, com 500 vagas. O pátio terá 26 mil metros quadrados, permitindo aeronaves em oito posições. A pista terá 1.930 metros de extensão por 45 metros de largura. Está em aprovação o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para elaboração das licenças ambientais. O Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (Paipa) já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Assessoria de Imprensa – Seplan.