Pontuando com a cabeça na decisão – Grêmio 2×1 Ceará (Campeonato Brasileiro – 24ª Rodada)
Na noite desta quarta-feira (09), jogando no Centenário, em Caxias do Sul, o Grêmio enfrentou o Ceará com um time modificado. Alguns por motivo de lesão, outros devido a convocações, buscando se aproximar cada vez mais do pelotão da frente do Brasileirão.
O Tricolor teve o controle do jogo durante a maior parte da partida, trocando passes e mantendo a posse da bola, como é sua característica, resultando nos gols da equipe, e em outras chances desperdiçadas.
Vale ressaltar algumas investidas da equipe cearense, principalmente pelo lado direito defensivo, uma das preocupações da equipe gremista, pensando no confronto decisivo contra o Flamengo, pelas semifinais da Copa Libertadores, daqui há duas semanas.
Por falar neste confronto, o jogo de ontem, além de aproximar a equipe do G-4 do Brasileirão, foi fundamental para o retorno de peças importantes para o jogo do Rio de Janeiro. Mesmo com boas atuações de David Braz, o retorno de Geromel a frente da zaga gremista é de extrema importância, pois estamos falando do melhor zagueiro do futebol brasileiro nos últimos anos, formando dupla ao lado de Kannemann, além de ser uma das liderança da equipe e atual capitão.
Além de Geromel, outra jogador que se recuperou de lesão e está de volta é Maicon. O maestro do meio-campo do Grêmio voltou em grande estilo, marcando gol, organizando e distribuindo o jogo. A dinâmica e qualidade que demonstrou ontem ao menos, fizeram muita falta no primeiro jogo contra o Flamengo, pois a saída de jogo sempre passa por seus pés e contra os cearenses não foi diferente.
Vale aqui uma ressalva importante para Luan, que está longe daquele jogador de 2017 que foi Rei da América, mas vem fazendo boas partidas e ganhando confiança, afinal, vem marcando gols e dando assistência, mesmo seus números sendo bons na temporada, a torcida sempre espera mais dele.
Os três pontos foram muito importantes na busca por uma vaga na próxima Copa Libertadores, já que o título deste ano está bem distante. Mas como ainda pela frente temos um confronto decisivo, é bom Renato ter todos seus titulares à disposição, remontando a equipe e corrigindo algumas falhas, principalmente no lado direito.
Somar pontos na tabela e almejar as decisões, este é o objetivo de times grandes, este é o objetivo do Grêmio!
NOTAS:
Paulo Victor – Fez boas defesas e não teve culpa no gol – 6,0
Léo Moura – Tem muita qualidade com a bola, mas infelizmente a idade pesa – 5,0
Geromel – Não parecia estar voltando de lesão; monstro, como sempre – 8,0
David Braz – Outra boa partida; cada vez mais sendo peça importante no elenco – 7,0
Cortez – Muito bem defensivamente, mas o acabamento é seu ponto fraco – 6,0
Michel – Boa partida, marcando bem e aparecendo em alguns momentos no ataque – 6,0
Maicon – O maestro do meio-campo; voltou com grande atuação – 8,0
Alisson – Apagado na partida, mas fazendo sua função de marcação costumeira – 6,0
Luan – Lampejos do Luan que todos esperam; vem fazendo boas partidas – 7,0
Pepê – Colocou mais velocidade no time, buscando suprir a falta de Everton – 6,0
Tardelli – Muito participativo, buscando o jogo e sofreu o pênalti – 6,0
Galhardo – Demonstra grandes problemas técnicos – 5,0
André – Entrou nos minutos finais, mas não apresentou nenhuma mudança – sem nota
Renato Portaluppi – Escalou o que tinha e vem recuperando jogadores – 7,0
Bigode Dornelles
Imagens Grêmio FPBA, divulgação.