O Grêmio voltou a campo na tarde deste domingo, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor enfrentou o Botafogo na Arena e com gols de Maicon, Thaciano e Everton, venceu a equipe do Rio de Janeiro por 3 a 0. Com o resultado, soma 44 pontos na competição.
A primeira chance do Grêmio surgiu aos 3 minutos, com Everton, que recebeu de Tardelli e finalizou, mas mandou à direita da meta defendida por Gatito. Já aos 7′, Alisson cobrou uma falta em curva no segundo poste, mas a zaga da equipe carioca afastou. Em seguida, Leo Moura cruzou rasteiro, a bola passou por todo mundo na área e sobrou para Tardelli, que levantou no segundo poste para o lateral voltar e mandar de primeira, em direção ao ângulo, mas a bola subiu demais.
O Botafogo respondeu aos 10′, com um ataque após cobrança de lateral. João Paulo colocou na área para Victor Rangel desviar de cabeça, mandando à esquerda do gol gremista.
O gol do Grêmio nasceu de uma linda jogada pela meia direita aos 11 minutos. Luciano recebeu de costas, fez o giro e percebeu a entrada de Maicon na linha defensiva. O volante recebeu o passe e na saída de Gatito, mandou para o fundo das redes.
Aos 22′, os gremistas tiveram outra oportunidade em cobrança de escanteio; Alisson colocou no segundo poste, mas a defesa carioca afastou. Na sequência, depois de erro na saída de jogo do Botafogo, Maicon pegou a sobra e tentou passe para Everton, mas a zaga cortou – a bola chegou a Luciano que cruzou para Cebolinha – o atacante finalizou de voleio, mas mandou pra fora.
Os cariocas chegaram em duas oportunidades de escanteio, aos 32′. Leo Valencia colocou na primeira trave, mas a defesa tricolor fez o corte. Na segunda, a bola ficou viva na área e chegou a Victor Rangel, que tentou a finalização de bicicleta, mandando à direita da meta gremista, com muito perigo.
Próximo aos 40 minutos, Alisson puxou contra-ataque e serviu Everton. O atacante acionou Luciano, que chutou cruzado, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Em resposta, após escanteio, Gabriel mandou de cabeça em direção ao gol gremista, obrigando Paulo Victor a fazer boa defesa.
Na reta final do primeiro tempo, Maicon chutou forte da meia esquerda, obrigando Gatito Fernandez a fazer a defesa em dois tempos. No lance seguinte, no bico da grande área, Alisson foi derrubado com falta. Luciano cobrou direto, buscando o ângulo direito, explodindo no travessão.
Na etapa complementar, nos minutos iniciais, Léo Moura venceu a marcação de Leo Valencia e cruzou na área, mas Gabriel conseguiu cortar e impedir o ataque gremista. Em seguida, da intermediária de ataque, Everton foi acionado, puxou pra perna direita e arrematou a gol, obrigando Gatito a espalmar para escanteio, com 3 minutos.
O Botafogo tentou aos 7 minutos, com Yuri, que chutou de longe, mas mandou por sobre a meta. O Grêmio reagiu ao ataque e, com Everton, fez boa jogada individual. Cebolinha passou por três marcadores e chutou a gol, para outra defesa do arqueiro adversário.
Outra grande chance surgiu pela direita, aos 15′. Maicon limpou a jogada e serviu Matheus Henrique, que recebeu e mandou uma bomba, obrigando boa defesa de Gatito Fernández.
O Botafogo teve uma oportunidade em bola parada com 22 minutos de bola rolando. Marcinho colocou na área, Paulo Victor saiu mal para defender e Diego Souza desviou de cabeça – por sorte, mandou por cima do gol.
Aos 25′, Everton acionou Tardelli em velocidade na área pelo lado esquerdo. O atacante cruzou, Gatito espalmou para dentro e Thaciano, no rebote, mandou para o fundo das redes, assinalando o segundo gremista.
O terceiro gol saiu do pés de Everton, aos 34′. O atacante invadiu a área e cruzou da esquerda. Pepê acionou Thaciano mais atrás, que finalizou, mas Gatito salvou. No rebote, Cebolinha não perdoou e mandou para o fundo das redes.
Já na reta final, aos 43′, Tardelli acionou Everton na área, o atacante invadiu a área e finalizou, mas o goleiro adversário defendeu.
Com o resultado, Tricolor soma mais três pontos e chega a 44 no Brasileirão.
O próximo confronto do Grêmio é na quarta-feira, contra o Vasco, às 21h30, no Rio de Janeiro.
Com informações e foto do Grêmio FBPA.