Criador x Criatura – Grêmio 0x1 Bahia (Campeonato Brasileiro – 26ª Rodada)
No embate entre Grêmio e Bahia, realizado na Arena do Grêmio, nesta quarta-feira (16), houve o encontro entre o Criador (Roger Machado) e a sua Criatura (Grêmio), o grande vencedor das últimas temporadas.
A equipe baiana superou o tricolor gaúcho em um duelo equilibrado e cheio de alternativas para ambas as equipes. O Bahia teve organização, entrega e disciplina tática, aliada a falta de foco dos atletas gremistas, visivelmente concentrados na Copa Libertadores, fatores determinantes para o triunfo dos soteropolitanos em Porto Alegre.
Na parte inicial da primeira etapa, o Bahia mostrou mais disposição e impôs grandes dificuldades ao Grêmio, criando jogadas ofensivas, ainda que pouco perigosas, dominando os rebotes defensivos e ofensivos, permanecendo com a posse de bola em várias oportunidades. Aos poucos o duelo ficou equilibrado e com um domínio, pouco efetivo, do Grêmio.
No segundo tempo, o tricolor gaúcho teve muita posse bola, porém, teve grandes dificuldades para furar a retranca do Bahia, que levava muito perigo em arrancadas e contra-ataques, graças a marcação dobrada em Everton e a falta de criatividade e agilidade nas ações do meio-campo perdidas com a saída de Maicon.
Em uma das escapadas da equipe baiana conquistou um pênalti infantil cometido por Léo Moura, revisado acertadamente pelo VAR, que foi convertido, e deu números finais a partida.
Na derrota para o Bahia, o Grêmio perdeu a oportunidade de consolidar o seu crescimento dentro do Brasileirão, pois tinha a oportunidade de ingressar no G-4 e dar mais confiança para os duelos contra o VARmengo pela Copa Libertadores da América.
Na próxima partida pelo Campeonato Brasileiro teremos uma equipe completamente reserva…pois agora tudo é COPA LIBERTADORES!!
NOTAS:
Paulo Victor – Foi seguro, fez uma boa defesa e não comprometeu – 6,0
Léo Moura – Errou cruzamentos e falhou na marcação – 4,0
Pedro Geromel – Apresentou o bom futebol de costume – 6,5
Kannemann – Parecia lento e desatento na partida – 5,0
Cortez – Foi bem na marcação, mas pecou nas jogadas ofensivas – 5,5
Matheus Henrique – Perdeu bolas e errou passes que não são do seu feitio – 5,0
Maicon – Tentou dar passes verticais e “pifar” os atacantes – 6,0
Alisson – Buscou o jogo e foi participativo, mas pouco objetivo – 5,0
Luan – Demonstrou habilidade, mas poderia ter sido mais rápido para definir as jogadas – 5,5
Everton – Tentou várias jogadas individuais, mas foi muito bem marcado – 6,0
Diego Tardelli – Mostrou-se muito interessado, mas não conseguiu finalizar as jogadas – 5,0
Thaciano – Entrou bem, dando mais velocidade ao meio-campo – 5,5
Pepê – Desapareceu na marcação do Bahia – 5,0
Patrick – Pouco apareceu na partida – 5,0
Renato Portaluppi – Fez o tradicional e o que estava ao seu alcance. Ainda assim ele é o cara – 7,0