Operação Vênus é deflagrada contra crimes de violência doméstica em 22 municípios do estado

Nesta quinta-feira (05), a Polícia Civil deflagrou a Operação Vênus, no combate aos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher. As atividades foram coordenadas pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), do Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), e contou com a participação das 22 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do estado.

Durante as ações, 79 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sete pessoas  foram presas e 11 armas de fogo apreendidas. Também foram verificadas 163 denúncias e 49 medidas protetivas de urgência.

Segundo a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, a Operação foi organizada no mês de agosto de forma integrada entre as 22 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, como um marco do Agosto Lilás, que é o mês de combate à violência contra a mulher. “As ações do dia de hoje trazem também, além de uma resposta à sociedade, uma pauta de que violência contra a mulher tem que ser punida e devidamente investigada”, salientou Nadine.

De acordo com a Diretora do DPGV, delegada Shana Luft Hartz, esse tipo de ação busca, além da punição do agressor, um incentivo para que mais mulheres busquem ajuda, para que tragam a violência que estão sofrendo até a Polícia para que seja feita a devida apuração e punição do responsável. “A violência doméstica tem a característica de ficar restrita aos lares, uma questão que fica escondida e não é relatada. Nós buscamos incentivar e também conscientizar a população para que busque ajuda e para que denuncie, para que a Polícia Civil possa agir antes do crime se tornar mais grave”, disse a delegada.

Para a Diretora da Dipam, delegada Tatiana Barreira Bastos, a verificação das denúncias e o monitoramento das medidas protetivas são ações de prevenção, para que possa ser apurado se os fatos criminosos estão ocorrendo.

Leia também:  Homem é preso acusado de abusar sexualmente da enteada em Santa Cruz do Sul

A operação é alusiva ao Agosto Lilás e aos 13 anos da Lei Maria da Penha. Aproximadamente 150 policiais civis participaram das ações, que foram desenvolvidas em 22 municípios.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo