Foco nas Copas – São Paulo 0x0 Grêmio (Campeonato Brasileiro – 17ª Rodada)
Na manhã do último sábado (31), o Grêmio foi ao Morumbi, enfrentar o Tricolor Paulista, com um time praticamente reserva, apenas Everton de titular, por estar suspenso do confronto contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, neste meio de semana.
Por ser um time reserva, o empate conquistado contra o São Paulo, fora de casa, foi muito importante, não apenas pelo ponto conquistado, mas para Renato saber com quais peças pode contar nos confrontos finais das Copas.
O fato do Grêmio poupar tantos jogadores, deixa claro a preferência do clube em disputar os títulos da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, fato este, demonstrado ao longo da temporada, o que torna o ponto do fim de semana muito importante. Como o Grêmio está disputando o Campeonato Brasileiro com os reservas, pontuar é sempre importante, contra adversários que almejam algo na competição, é ainda mais.
Mesmo abrindo mão do título, por estar muito atrás dos líderes, é sempre importante tentar se manter no meio da briga, afinal, em se tratando em disputa de Copas, uma noite ruim pode ser o suficiente para uma eliminação, sendo assim, permanecer na briga por vaga em competições para o próximo ano também é fundamental. Conquistando estes pontos importantes, dá mais tranquilidade para a equipe buscar o que realmente almeja na temporada, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América.
Estes confrontos do Brasileirão são importantes para os jogadores reservas mostrarem que quando o treinador precisar estarão à disposição dando conta do recado. Com possíveis lesões e suspensões, como a de Everton, a rotatividade no elenco será fundamental. Um dos jogadores que vêm demonstrando estar pronto é David Braz. Mesmo sendo contrato a pouco tempo, o jogador usou a braçadeira de capitão e está fazendo boas partidas.
Outros jogadores sempre se esperam mais, tanto da torcida quanto do treinador, entre eles sem dúvida estão Luan e Tardelli. O ânimo e a vontade em confrontos decisivos são diferentes dos jogos do Brasileiro, mas não muda o fato de sempre se esperar algo diferente destes jogadores.
Outro ponto importante, que vale a ressalva, é a permanência de Everton. Ninguém discorda da qualidade deste jogador e o que vem apresentando nesta temporada. Com os confrontos da fase final das Copas pela frente, ter este jogador em campo pelo Tricolor é de extrema importância. A venda é uma questão de tempo, será importante para a carreira do jogador e para os cofres do clube, mas com a conquista de um dos títulos ou ambos, valorizará ainda mais o jogador.
Sendo assim, seguimos pontuando e foco total na briga pelas Copas, esperando que com estes confrontos venham mais taças!
NOTAS:
Júlio César – Fez boa partida, quando exigido fez as defesas necessárias – 7,0
Galhardo – Fez uma boa apresentação, jogando na sua posição – 6,0
Paulo Miranda – Seguro na defesa, mesmo o ataque do São Paulo sendo inoperante – 6,0
David Braz – Vem fazendo atuações tranquilas, desta vez assumindo a braçadeira – 7,0
Juninho Capixaba – Foi bem na parte ofensiva, mas era do seu lado as investidas do São Paulo – 5,0
Michel – Fez uma boa partida, voltando de lesão – 5,0
Thaciano – Atuação discreta, rende mais pelo lado direito – 5,0
Luciano – Pouco produziu, pouco participativo – 4,0
Luan – Longe de ser o Luan que vimos, buscou o jogo, mas errou bastante – 5,0
Everton – Muito isolado em determinados momentos, não conseguindo ser decisivo – 6,0
Tardelli – Sempre se espera mais do jogador; pouco eficiente – 5,0
Pepê – Colocou mais velocidade no jogo, imprimindo novo ritmo ao time – 5,0
Darlan – Garoto tem potencial, mas como volante, na armação, não foi tão bem – 5,0
Patrick – Entrou nos minutos finais, mas parece ser um jogador interessante – sem nota
Renato Portaluppi – Escalou o que tinha, poupando para quarta-feira contra o Furacão – 6,0