Momento histórico: projeto do Trem dos Vales dá largada em Guaporé

“Guaporé acaba de entrar para os trilhos da história! Hoje não embarcamos apenas em um passeio pela Ferrovia do Trigo, embarcamos no capítulo do antes e depois para o Turismo Regional”. A emoção no discurso do prefeito de Guaporé, Valdir Carlos Fabris, somada à ansiedade dos 640 passageiros que embarcaram na primeira viagem do projeto Trem dos Vales contagiou a todos. O trem partiu no sábado, dia 31 de agosto, às 10h30min, da Estação Férrea de Guaporé, rumo à cidade de Muçum. São 46 Km de paisagens naturais exuberantes, 25 túneis e 17 viadutos (entre eles o Mula Preta e o V13), que fazem parte do trajeto percorridos em aproximadamente 2h30min.

No embarque, autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios envolvidos com o projeto “Trem dos Vales” como Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, representantes da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), empresários e fomentadores da “indústria sem chaminé” da região, além dos passageiros e da comunidade, aguardavam o momento de entrar nos vagões. Nem mesmo o atraso, provocado por problemas técnicos em um trem de carga que se deslocava de Muçum a Guaporé, tirou a empolgação.

Ao som da boa música do nosso Rio Grande, na voz de Thiago Reder e violão de Douglas Júlio da Silva, os passageiros foram recepcionados na revitalizada Estação Férrea. Antes da partida, autoridades, lideradas pelo prefeito Fabris e pelo coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana, descerraram a placa que marca o momento histórico para o desenvolvimento do turismo no município e cidades do Vale do Taquari.

“Estamos de braços abertos e nos preparamos para receber os primeiros milhares de turistas que nos visitam! Queremos que se encantem com nossos produtos, serviços, turismo de compras, gastronomia e beleza da capital da hospitalidade. Estamos comemorando este que será o primeiro passo para efetivarmos o Trem dos Vales. Com o sucesso destes primeiros passeios, estamos confiantes de que muitos outros virão”, disse Fabris que lembrou do empenho, dedicação e a união de esforços da Amturvales, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Rumo e prefeituras para que o trem pudesse se tornar realidade.

Fontana salientou, durante a cerimônia, que o trem de passageiros será um divisor de águas para o crescimento no fluxo de turistas na região, bem como, auxiliará no desenvolvimento econômico de muitos estabelecimentos comerciais e, consequentemente das famílias envolvidas com o turismo.

“Momento histórico para nós! É uma luta de muitas pessoas há quase duas décadas. Estamos concretizando uma parte deste sonho. Guaporé, para nós do Vale do Taquari, é uma cidade irmã e importantíssima. Todos os produtos do município estão interligados com a nossa região e o turismo está totalmente integrado com o Vale. Estamos muito motivados com o Trem dos Vales e acreditamos que é um primeiro passo para que possamos crescer juntos neste setor”, disse Fontana.

No total, serão oito passeios neste primeiro momento do Trem dos Vales. As saídas acontecem às 9h de Guaporé e de Muçum às 14h. Cada passeio tem duração aproximada de 2h30min.

Passeios

31 de agosto (sábado) – 2 passeios
1° de setembro (domingo) – 2 passeios
7 de setembro (sábado) – 2 passeios
8 de setembro (domingo) – 2 passeios

Sair da versão mobile