Fagundense Argel Rigo é homenageado na Itália pela Cidade de Pordenone

O fagundense e coordenador do EFASCE Brasil – Pordenonesi nel Mondo, Argel Rigo, recebeu o “Prêmio Odorico da Pordenone” no dia 27 de julho, na Itália. A Comenda foi entregue pelo Vice-Prefeito da Comune de Pordenone Eligio Grizzo, na presença de autoridades do EFASCE e regionais, além dos participantes do 42º Congresso Internacional de originários da Região Friuli Venezia Giulia. A homenagem traz o nome do beato Frei Odorico de Pordenone, que nos anos de 1.300, promoveu o catolicismo na China. Anualmente, a Prefeitura de Pordenone homenageia um descendente da Província de Pordenone, que se destacou na difusão da cultura e promoção da Região Friuli Venezia Giulia. Segundo Argel, que a vinte anos desenvolve atividades culturais e de intercâmbio na Associação EFASCE em Fagundes Varela e região, “a condecoração não é para uma pessoa, mas uma grande homenagem em memória aos antepassados, que emigraram para o Brasil e construíram com honra, trabalho e fé uma nova e próspera vida”.

No Congresso Internacional realizado na Cidade de Cáneva, que tem Gemellaggio com Fagundes Varela, Argel apresentou o Projeto “Talian per Tuti” da Prefeitura de Fagundes Varela e o histórico da língua Talian, que é uma identidade cultural ainda presente em vários municípios e patrimônio cultural do Brasil.

Em dezembro, uma delegação de Cáneva estará em Fagundes Varela por ocasião das festividades alusivas à Semana do Município.

Argel com o Prefeito de Cáneva Andrea Gava e o Vice-Presidente do EFASCE Gino Gregoris
Leia também:  Batalhão Ambiental constata crime ambiental durante policiamento aquático na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo