Condenado a 175 anos de prisão réu acusado de cinco homicídios em Eldorado do Sul

Terminou por volta das 19h o júri popular de Wilian da Silva Garcia, um dos acusados de matar cinco pessoas e deixar um ferido em Eldorado do Sul. Ele foi condenado a 175 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado, e não poderá apelar em liberdade.

O júri foi presidido pelo Juiz de Direito Marcos Henrique Reichelt, da Vara Judicial da Comarca, e ocorreu na Câmara de Vereadores local. O julgamento iniciou às 10h e na parte da manhã houve o interrogatório do réu. De tarde aconteceram os debates e a sentença final. Não foram convocadas testemunhas. Conforme o magistrado, os jurados acolheram integralmente a tese acusatória.

Wilian foi condenado por cinco homicídios duplamente qualificados (pena de 30 anos por cada vítima), com duas qualificadoras: motivo torpe decorrente da exibição de força e da intenção de controle do tráfico de drogas na região e recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa das vítimas (foi reconhecido que o réu e seus comparsas teriam utilizado uniformes da Polícia Civil para a prática do crime); latrocínio tentado (pena de 20 anos); receptação de veículo roubado em Viamão (pena de 2,5 anos) e condenação por integrar associação criminosa armada (pena de 3 anos).

Fato

Os crimes ocorreram na madrugada de 6/6/16. Wiliam da Silva Garcia foi apontado como um dos responsáveis junto com outros três réus – que são processados separadamente.

Conforme a denúncia formulada pelo Ministério Público, o crime teve motivação na busca pelo domínio do tráfico de drogas na região. Na abordagem às seis vítimas, em uma rua do Bairro Cidade Verde, os acusados teriam se apresentado como policiais. Ainda segundo a peça acusatória, o único sobrevivente teve uma mochila e um par de tênis roubados, e o carro usado para deslocamento dos réus era fruto de roubo.

O julgamento dos demais réus deve acontecer no mês de agosto.

Processo nº 165/2.16.0001133-1

Sair da versão mobile