52ª Festa do Colono e Motorista é sucesso em Protásio Alves

A história, a fé, a luta, o pioneirismo e a solidariedade dos primeiros colonos que chegaram a Protásio Alves foram reverenciados no domingo, 28, assim como o trabalho dos motoristas.

Mais de meio século depois da primeira edição, foi realizada a 52ª, a Festa do Colono e do Motorista foi fruto do trabalho de muitas mãos, como definiu o prefeito José Spanhol. Ele destaca e agradece a dedicação de todas as pessoas que doaram seu tempo e seu trabalho, assim como a todos os que participaram do evento.

As festividades iniciaram com a missa celebrada em dialeto vêneto, o talian, pelo padre Luciano Cansan com a participação do coral Ecco dei Monti, seguida pela bênção às máquinas agrícolas, aos caminhões e aos carros de passeio. A avenida principal da cidade foi tomada por motoristas que foram recepcionados pelo padre, por festeiros, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rafael Stella, e pelas soberanas Nathália Suelen Peruzzo e Bruna Tavariol Martello que participaram ativamente do evento.

Além da religiosidade, o excelente público que prestigiou a Festa do Colono e do Motorista também conferiu as propostas dos expositores que mostraram desde artesanato, a máquinas agrícolas e soluções para energia solar.

O almoço no salão paroquial reuniu mais de mil pessoas que saborearam a farta gastronomia sempre presente nos eventos de Protásio Alves. E a tarde mostrou a organização, a irreverência e as tradições na gincana colonial e no desfile que reuniu mais de 600 pessoas para ver as duas equipes, “bem tchapai, tuchi sim, bauqui no!!!” e “spussa de soldi”, compostas por representantes das comunidades que compõem o município.

Na gincana, os participantes competiram em históricos de Protásio Alves e do padre Serraglia, no “boliche cego”, debulhada de milho, catar com boca rolhas na farinha, separar feijão preto do carioquinha e colocar pregos na madeira. Venceu quem levou mais tratores à procissão e marcou mais pontos na gincana e desfile que foi uma grande atração do evento. Em caminhões, tratores ou a pé, os participantes mostraram aspectos agrícolas, pecuários, da fruticultura, aviários e da suinocultura que são essenciais na economia do município. Também não faltou irreverência com “as soberanas” divulgando a 2ª Expo Protásio. Após a apuração de todos os pontos conquistados em vários quesitos, a equipe “bem tchapai, tuchi sim, bauqui no!!!” conquistou o primeiro lugar.

Leia também:  108ª edição da romaria em honra à Nossa Senhora do Rosário ocorre em Protásio Alves

Thalisson Lorencet, festeiro e secretário municipal da Agricultura, comemorou o sucesso da festa, em nome dos demais festeiros. Ainda no almoço, ele salientou a presença do público, o apoio do Poder Público, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da Brigada Militar, da Câmara de Vereadores, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Ascar/Emater, além do patrocínio de várias empresas.

O evento é sinônimo de integração e contou com a participação de muitas autoridade locais como o vice-prefeito Valdecir Rampon, secretários e servidores municipais, vereadores e público de vários municípios da região.

Festeiros: Thalisson Lorencet e Lais Turani; Éder Alves da Cruz e Mônica Sozo; Jusandro Bortolon e Natália Alban; Itamar Antônio Girardi e Pricila Turani; Hermes Donadello e Rosmeri Lorenset Donadello; Eloês Hermes Marchetti e Ivane Emiliavacca Marchetti.

A gincana colonial foi realizada pelo Grupo Art’Manhas e Cia. Teatral. O evento encerrou com baile com o grupo Quero Quero. Com certeza, agora é esperar por uma nova edição em 2020.

Créditos Sonia Reginato/C+C.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo