segundo o Geo Clima de SC. Diversas regiões do Sudeste e Centro-Oeste podem ficar com temperatura abaixo de 10ºC, negativando em pontos mais altos.
Algumas localidades, como o Parque Estadual do Papagaio – MG, Pico da Bandeira – ES, Parque Nacional da Serra da Bocaina – SP, Campos do Jordão – SP e o Pico das Agulhas Negras – RJ, podem ter temperatura negativa com chance de neve na sexta-feira (05/07). O destaque não será apenas a neve, mas as intensas rajadas de vento que podem exceder os 100 km/h, deixando uma sensação térmica abaixo de -10ºC.
Sobre o Sul, em termos neve, o modelo GFS (Global Forecast System) é um dos melhores já observados pela nossa equipe nos últimos anos em sua última rodada que recém saiu do forno nesta tarde de domingo (30/06).
Sobre o Rio Grande do Sul, pouquíssimas cidades não teriam alguma precipitação invernal (chuva congelada, neve…) na próxima sexta-feira. Em Porto Alegre – RS, modelo segue projetando flocos de neve na sexta entre a tarde e noite. Já em Curitiba – PR, a mínima ficaria entre -4/-1ºC com chance de neve na madrugada de sábado (06) e Florianópolis – SC entre 0/3ºC também na sexta-feira com chance de chuva congelada. O modelo EURO coloca chance de neve no topo do Cambirela, na Grande Florianópolis, como já ocorreu em 2013.
Além da neve prevista, temperatura negativa e geada negra vem sendo projetado para diferentes regiões entre quarta e quinta-feira, antes da neve começar a ocorrer no final da tarde e início da noite do mesmo dia na Região Sul do Brasil.
A GeoClima ainda lembra que eventos de precipitação invernal (chuva congelada, neve…) só podem ser previstos com maior exatidão em um tempo de curtíssimo prazo, ou seja, ão apenas projeções dos modelos GFS e EURO. A partir desta segunda-feira que irá se ter uma ideia muito melhor do que podemos presenciar nos próximos dias com relação a chuva congelada, geada e neve. Sobre o frio intenso, isso já é esperado.
Com informações da Geo Clima de SC.