Jovem cria ‘manual do WhatsApp’ para ajudar avó da namorada a mexer no primeiro celular

O estudante de Direito Alexandre Drabecki, de 24 anos, dedicou parte do seu tempo para criar um “manual do WhatsApp” para ensinar a avó da namorada a mexer no primeiro celular que ganhou na vida.

Iracema Poliquezi, de 74 anos, contou que, ao ver o aparelho, só sabia se lamentar porque, para ela, era ‘um bicho de sete cabeças’. Ela não sabia fazer os comandos mais básicos disponíveis no celular, como desbloquear a tela, ver a barra de notificações e mandar mensagens.

Segundo sua família, Dona Iracema, que mora em Curitiba, perguntava várias vezes como se utilizava o WhatsApp, e chegou a demorar dias para visualizar uma mensagem.

“Comprei um celular porque minha filha sempre me perturbava que eu viajava bastante e deixava a família sem notícias. Mas, aí comprei e não sabia fazer nada, sempre tinha que ter alguém do lado para conseguir fazer qualquer comando, e com isso, eles às vezes perdiam a paciência. Eu já queria jogar fora”, brincou Iracema.

O Alexandre então vendo essa situação, em um domingo à noite, deixou de ir a um culto de igreja com a família da namorada para ficar em casa e encontrar uma solução para isso.

O jovem criou, em novembro do ano passado, um manual escrito à mão, com o passo a passo de como mexer no aplicativo. Alexandre caprichou nos desenhos, nas setas e nas cores para deixar tudo bem didático. O passo a passo em tópicos ensina, por exemplo, como mandar um áudio, fazer uma ligação ou chamadas de vídeo.

“Antes de ela sair, falei: ‘Pode deixar, dona Iracema, que vou fazer um manualzinho pra senhora’. Em cerca de 40 minutos fiz a cartilha, com as canetinhas que tinha em casa mesmo. Tentei explicar da forma mais fácil possível, explicando cada ícone do aplicativo”, disse o estudante.

Com informações do Portal G1 Paraná.

Sair da versão mobile