Agricultores recebem orientações sobre manejo da adubação em Serafina Corrêa

Cerca de 50 agricultores foram até a propriedade de Nelson Pavoni, em Serafina Corrêa, na última terça-feira (07/05), para buscar orientações sobre o manejo do solo, no Dia de Campo sobre Adubação Correta de Solos.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, o objetivo do evento foi apresentar aos agricultores uma proposta de trabalho para melhoria da fertilidade dos solos das propriedades, com o uso adequado de fertilizantes, obtendo, desta forma, melhores resultados econômicos e produtivos. “Apesar de ser uma técnica antiga e conhecida, a análise de solo geralmente é feita somente para financiamento bancário e são raros os agricultores que conhecem a fertilidade de seus solos, que sabem o que precisa corrigir e como proceder para isto” ressalta Ebert.

Eliazer Kosciuk, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, apresentou uma prática feita na propriedade de coleta de amostras de solo de formas diferentes, as quais foram enviadas ao laboratório para avaliar se há diferença nos resultados das análises e nas recomendações de insumos, de acordo com a forma como a amostra foi coletada. “Realizamos diversas coletas na mesma área para avaliar as diferenças obtidas: em uma das coletadas pegamos apenas um ponto da área total, como o produtor geralmente faz, em outra, 10 subamostras para ter mais representatividade e, depois, dividimos a área em 3 glebas uniformes, que seria o método recomendado de coleta. Por fim, fizemos uma coleta em profundidades diferentes para avaliar as diferenças de fertilidade no perfil do solo”, explica Kosciuk.

Na estação sobre a recomendação de adubação e calagem, foram apresentados os resultados obtidos com a prática. Ebert conta que foi possível observar diferenças entre as formas de amostragem e que ao dividir em glebas uniformes foi possível identificar as diferenças entre as áreas. “Na avaliação da acidez do solo observamos que uma área precisa de correção com incorporação de calcário, outra apenas aplicação superficial e, em outra não é recomendada calagem. Se confiássemos na análise da área total, nem identificaríamos a necessidade de calagem, deixando de corrigir as glebas que precisam”, exemplifica o agrônomo.

Leia também:  Manifestação de interesse para o Programa de Sementes Forrageiras 2023/2024 vai até 1º de dezembro

O dia de campo também teve estações temáticas sobre manejo do solo, com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, e sobre a análise oficial de solos, com a responsável técnica pelo laboratório Aperfeisolo, Anatália Postal.

O evento foi realizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria de Agricultura, Cooperlate e Aperfeisolo. Estiveram presentes no evento o prefeito em exercício de Serafina Corrêa, Valdir Bianchet, o secretário de Agricultura, Vando Dalmás, e o presidente da Cooperlate Leandro Soccol, além de representantes do laboratório Aperfeisolos.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo