O Grêmio parece que em 2019 vive aquela natural reação humana que é mais ou menos assim: Após um período de conquistas, cai na zona de conforto e fica displicente demais!
Muitos acham que é corpo mole, vadiagem e, falta de comprometimento, mas no fundo é apenas um reflexo de quem já tocou o céu e agora quer deixar a vida rolar. Acontece e é extremamente comum no futebol. Inclusive esse é um dos grandes motivos de não vermos equipes no topo por mais que três, quatro temporadas.
Mesmo em meio a certo marasmo, o Grêmio vai chegando ao final de abril do jeito que todo torcedor quer: Erguendo canecos, avançando nas competições e jogando bem. O Bicampeonato Gaúcho foi conquistado a ferro e facão, mas veio. E nesse torneio o que vale não é ganhar, mas não perder para o rival!
Já na Copa Libertadores, tudo estava se encaminhando para uma desclassificação vexatória na fase de grupos e aí o time voltou a ter “tesão”. Sim, esse é o principal fator que faz com que qualquer pessoa alcance êxito. E tem que diferenciar o tesão e a paixão.
Tenho certeza que todos os jogadores do Grêmio são apaixonados pelo esporte e acredito até que alguns nutram um amor ao Grêmio. Sim, ainda acredito num certo romantismo e acho que existem jogadores que por conviverem num ambiente favorável, sendo bem tratados e paparicados, criem laços com os clubes que defendem, principalmente aqueles que passam alguns anos nessa atmosfera. Porém, às vezes falta tesão para esses atletas. Isso porque o amor é lento e constante, ao contrário do tesão que é curto e repentino. E esses dois últimos jogos do Grêmio no maior torneio das Américas, tiveram esse ingrediente que torna tudo diferente: O TESÃO VOLTOU!
O tesão parece uma montanha-russa de emoções movida por forças biológicas e ativada pelo nosso centro de recompensas que busca prazer e conexões.
E esse time que ontem (23) bateu o Libertad no Paraguai, ativou o modo “sobrevivência em jogo”, ou seja, por puro tesão de voltar a “possuir” a Copa Libertadores da América!
NOTAS:
Paulo Victor – Tesão master – 9
Leonardo Gomes – As vezes cai no marasmo, mas ainda é jovem com tesão – 8
Geromel – Quando o tesão diminui, cai na val comum, mas com tesão é imbatível – 9
Kannemann – Respira tesão – 9
Cortez – Ainda não chegou lá, confunde tesão com tensão – 6
Maicon – Com tesão e vitalidade vira o gerente da porra toda, pena que o gás tá acabando – 8
Matheus Henrique – Esse é o tesão que eu me refiro – 9
Jean Pyerre – Alterna os momentos de tesão e se complica – 7
Alisson – Ainda falta acertar o ponto de tesão – 6
André – Quando começou a ter tesão, serviu – 6
Everton – Quando o tesão recompensa… – 9
Michel – Ainda não chegou lá, confunde tesão com tensão (2) – 6
Tardelli – Tesão em construção – 6
Pepê – Tesão aumenta cada vez mais – 7
Renato Portaluppi – Uma vida de tesão recompensada – 10