Poucos são os times com qualificação para bater o Grêmio. Pois imaginem então bater o Grêmio, com titulares e, na Arena! Trata-se de um fato raro!
Eis que o time bem treinado por Jorge Sampaoli aprontou em Porto Alegre neste domingão (28) de abertura do Brasileirão.
Alguns darão como desculpas o horário da partida (que realmente não é dos melhores), mas de fato, se atrapalha, atinge os dois lados. Outros ainda dirão que a equipe gremista está com a cabeça na classificação às Oitavas de Final da Copa Libertadores, mas eu já acho que fomos batidos por um time qualificado, com jogadores velozes e com um técnico muito experiente.
Para quem viu a partida, sabe que a posse de bola e as finalizações não refletem o placar final, mas o Santos foi eficiente no primeiro tempo, muito eficiente diga-se de passagem. Em duas oportunidades, jogou um balde de água gelada na equipe tricolor. Como diz o próprio Renato: O Santos foi letal!
A posse de bola gremista ultrapassou os 60%, os chute a gol foram bem mais que o dobro do que o adversário, as mudanças quando feitas foram todas para atacar, mas desta vez não foi possível. O Grêmio encontrou um adversário organizado em campo, feroz nos contra-ataques e frio na defesa. Me atrevo a dizer que vivenciamos um verdadeiro “nó tático” na Arena.
Especialmente na primeira etapa, o meio-campo gremista foi completamente anulado, aliado a má atuação da dupla de zaga e ineficiência no ataque. Na segunda parte as coisas até que aconteceram, e nos acréscimos Everton descontou. Mas não foi o suficiente para evitar a derrota.
Sempre podemos tirar algo de positivo em uma partida, em especial em um revés. Vale de alerta para as próximas decisões na Copa Libertadores, e fica de lição a busca destes pontos fora de casa na competição nacional.
Em um campeonato tão longo como o Brasileiro, uma derrota poderá tranquilamente ser recuperada. O Grêmio deverá brigar entre os melhores em 2019, mesmo com o início aquém!
NOTAS:
Paulo Victor – Está sendo um goleiro seguro – 7
Leonardo Gomes – Vem atuando bem. No que tem disponível no Brasil, é um ótimo lateral. Nesta partida teve dificuldade de conter o ataque santista – 6
Geromel – Foi bem como sempre – 7
Kannemann – Talvez uma das piores atuações pelo Grêmio – 5
Cortez – Na defesa se mantém regular, mas já não da pra dizer o mesmo dos cruzamentos para a área adversária – 6
Matheus Henrique – Foi anulado no primeiro tempo – 5
Maicon – Jogou toda a partida e deu passe para Everton marcar – 7
Jean Pyerre – Foi irregular o jogo todo – 5
Alisson – Foi o pior em campo – 4
Everton – Buscou jogadas individuais e marcou o gol – 8
André – Ao menos vem demonstrando esforço. Merece permanecer entre os titulares, porém, gostaria de ver o Vizeu jogar mais também – 7
Vizeu – Perdeu uma ótima chance de gol. Tem bastante a ofertar ainda – 5
Tardelli – Em todas as partidas que participa vem atuando bem – 7
Luan – Me parece que o tempo distante lhe fez bem, com o passar dos jogos vai voltar a ser o grande jogador que era – 6
Renato Portaluppi – Apesar do nó tático de Sampaoli, foi ousado e ofensivo. Não ficou com medo de ser goleado na Arena – 7