Nova Prata passa a ter o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)

Nesta semana o Município de Nova Prata passa a contar com o Conselho Municipal de Proteção do Consumidor – CONDECON. Após serem realizadas várias pesquisas, reuniões e visitações aos PROCONs de outros municípios, foi constatada a possibilidade de implantação do programa.

Aprovada em 27 de dezembro de 2018, a Lei 10.240/2018, que dispõe sobre toda a organização e como ela irá funcionar em Nova Prata, instituiu o Programa de Defesa do Consumidor (PROCON), o Conselho Municipal de Proteção do Consumidor (CONDECON) e o Fundo Municipal do PROCON no Município.
O objetivo do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores.

Além disso, também fiscaliza as relações de consumo e aplica sanções, quando necessário e cabíveis. Recebe, analisa e encaminha denúncias, reclamações e consultas. Para integrar o conselho foram convidados a participar um titular e um suplente, sendo eles: o Secretário Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Rogério Farina e o Inspetor Fiscal e Tributário, Diego Pessin; o responsável pela Vigilância Sanitária, André Kloeckner Machado e a Secretária Municipal de Saúde, Geni Prescendo; o Secretário Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, João Guerino Rui e o servidor Luiz Fernando Marcant, das entidades representativas de fornecedores e consumidores foram convidados, do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Dirceu Borsatto e Inês Maria Cappellari Fracasso; da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Assis Lunelli Rodrigues e Volnei Peruzzo, e dos fornecedores do Indústria, Comércio e Serviço, Tiago Giaretta, presidente da CDL, Jair Guadagnin, presidente do Sindilojas, e Lucas Holderle, presidente da CIC. Para ser a Coordenadora Executiva do Procon, foi convidada a fazer parte, a Inspetora Tributaria, que é servidora efetiva do Município, Vânia Maria Dall’ Agnol Veiga e também a estagiária de Direito da UCS/Nova Prata, Eduarda Breda Duarte que já possui experiência no Procon de São Paulo, que atuarão diretamente no PROCON.

Leia também:  Empreendedorismo, liderança e estratégias de negócios marcam segundo dia do Serra Summit

A estrutura do PROCON é composta por seis setores: a coordenadoria executiva, o setor de educação ao consumidor, estudos e pesquisas, o setor de atendimento ao consumidor, o setor de fiscalização, o setor de assessoria jurídica e o setor de apoio administrativo.

Os atendimentos já estão sendo realizados das 08h30min às 11h30min e das 13 às 18h30min, lembrando que o programa está em fase de adaptação, podendo haver algumas alterações no decorrer do processo de implantação. A sede do PROCON está localizada na Câmara de Vereadores, na Avenida Cônego Peres, 140, 1° andar, Centro. Para mais informações entrar em contato através do telefone 3242.8218 ou pelo e-mail: [email protected].

Créditos fotos: Bruna Maia/PMNP.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo