Brigada Militar reforça efetivo em Caxias do Sul durante a Festa da Uva

A Brigada Militar (BM) montou um grande esquema de segurança para a 32ª Edição da Festa da Uva, que ocorre em Caxias do Sul.  Além do efetivo orgânico do município, 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), a BM executou um planejamento cuidadoso com emprego de PMs oriundos da Região da Serra, que reforçam o efetivo, auxiliando na segurança da população e a prestação de serviços à comunidade.

Estão presentes policiais do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT/Gramado), 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT/Bento Gonçalves), 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM/Vacaria) e 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM/Farroupilha). Também estão em Caxias do Sul policiais da Força Gaúcha, do Batalhão Aéreo da Brigada Militar, mais uma unidade da Plataforma de Observação Elevada (POE) da Brigada Militar e alunos do curso de formação de soldados em estágio supervisionado das cidades de Caxias do Sul, Igrejinha e Bento Gonçalves.

O apoio dessas unidades da Brigada Militar tem sido primordial, somando forças na excelência dos serviços prestados pela tropa ao bom andamento do evento.

Festa da Uva pulserinha
PMs também identificam crianças com pulseirinhas para caso de se perderem dos pais ou responsáveis – Foto: GCG BM
Além do policiamento ostensivo no local da festa, a Corporação mantém PMs em pontos turísticos da cidade e rede hoteleira, garantindo a ordem e a segurança aos visitantes, turistas e expositores do local e moradores. Para receber o reforço, foi feita uma parceria com hotéis da cidade, o que também é uma estratégia de segurança e apoio ao turista.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e a Patrulha Maria da Penha mantém um estande na Festa da Uva, com policiais militares que orientam crianças e adultos a dizerem “NÃO” às drogas, “NÃO” ao bullyng e a qualquer outra forma de violência. Os PMs também identificam crianças com pulseirinhas para o caso de se perderem dos pais ou responsáveis, ocorrência mais comum registrada pelos policiais.

Durante os finais de semana, mais de cem policiais militares fazem a segurança do evento, garantindo a eficácia das ações de prevenção de tumultos e delitos que possam causar qualquer tipo de transtorno. O Parque ainda conta com a “Casa da Brigada Militar”, de aproximadamente 80m²,  onde os policiais militares podem descansar, tomar água e efetivar a troca do plantão.

De acordo com o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, esta edição da Festa da Uva tem um diferencial. “Apesar de ser início de governo, com as dificuldades financeiras existentes, tivemos um pronto atendimento, integral e antecipado, de tudo o que solicitamos, tanto do governo estadual como dos comandos da BM e do CRPo Serra. Isso foi  fundamental para o nosso planejamento”, destacou.
O comandante regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Serra, coronel Ricardo Fraga Cardoso, destacou a abrangência do seu comando. “O  CRPO Serra tem a responsabilidade territorial de fazer policiamento ostensivo em 66 municípios da região, totalizando o atendimento a 1,4 milhão de habitantes. Ainda temos como foco as diversas atrações da região, como o Natal Luz, em Gramado; Chocofest, Gramado e Canela; a colheita da maçã, em Vacaria; e os festivais de vinho em Caxias e Bento. Em razão disso a Brigada Militar trabalha,  visando a reduzir, cada vez mais, os índices de criminalidade”, relatou.
Festa da Uva
Iniciada em 22 de fevereiro com o tema “Viva una bela giornada”,  a Festa da Uva, que  vai até 10 de março deste ano é uma das mais tradicionais do Brasil, pois representa a celebração da história e da cultura dos imigrantes italianos que fizeram da região a sua morada. O evento, que espera um público de aproximadamente 1 milhão de pessoas, possui diversas atrações, como shows nacionais, desfiles temáticos, gastronomia típica com expositores da indústria  e comércio. Em 88 anos de existência da Festa da Uva, esta é a primeira edição em que uma mulher, Sandra Mioranzza Randon, é a presidente.
Leia também:  Dois detentos escapam de prisão de segurança máxima em Mossoró

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo