Artesãos veranenses participam de encontro regional

Na última terça-feira (19), a Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis levou uma comitiva de artesãos veranenses para o 1º Encontro Regional de Artesanato em Nova Prata, com a temática “Artesanato, Turismo e Espiritualidade”. O evento aconteceu na Casa da Cultura da cidade vizinha, com depoimentos de artesãos da região e palestra sobre artesanato e turismo, além de uma exposição de peças artesanais dos cinco municípios participantes.

O artesão veranense Eraldo Fontana falou sobre sua história e seus trabalhos em madeira e a artesã Cláudia Mazzarolo falou sobre as pesquisas que impulsionam seus trabalho através da identidade cultural e sua ligação com a comunidade, transformando em produtos turísticos. Ainda outros artesãos citaram a importância de seus trabalhos para o turismo e para a realização pessoal e sua ligação com o sentimento e autoestima. Rejane Beatris Schneider, representando o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, da superintendência do Estado, trouxe a relação do artesanato como aspecto cultural, considerado patrimônio imaterial, trazendo toda a questão da relação do sentimento envolvido neste ofício.

Participaram do encontro a Secretária de Turismo e Cultura Diana Alessio Tomiello, a turismóloga Gisele Martins e 22 artesãos do município.

Este encontro regional deve acontecer anualmente e de forma itinerante entre os municípios do Roteiro Termas e Longevidade. Diana colocou a cidade de Veranópolis à disposição para o próximo encontro em 2020.

A exposição Artesanato e Espiritualidade acontece na Casa da Cultura de Nova Prata, na Avenida Cônego Peres, número 121, de segunda a sábado, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. As visitações são gratuitas e aberta ao público.

Informações Prefeitura de Veranópolis, fotos divulgação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo