A Prefeitura de Fagundes Varela mantém a vários anos, convênio com a Emater/RS-Ascar, com o objetivo de promover o desenvolvimento sócio econômico e cultural das famílias, oferecendo assistência técnica e extensão rural à todos que vivem no interior do Município.
Com a correção monetária aplicada neste mês, o Município passa a pagar o valor mensal de R$ 5.777,77, totalizando ao final de cada ano, cerca de 70 mil reais repassados a entidade, através da formalização de Convênio. Desta forma, Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal, prestam juntos, o assessoramento que as famílias do agronegócio necessitam, de forma gratuita para que o agricultor possa prosperar e viver melhor.
O escritório da Emater de Fagundes Varela conta, atualmente, com o extensionista social Airton de Almeida, a engenheira agrônoma Taciana Graminho e a Secretária Administrativa Nádia Aiolfi Bés, que prestam um excelente trabalho para a comunidade rural.
Para a Prefeita Claudia Moreschi Tomé, “manter o convênio com a Emater, é uma das formas que o Município adota, para prestar ao agricultor, o assessoramento necessário para o seu desenvolvimento sócio econômico, bem como a melhoria da qualidade de vida no interior”.