Janeiro foi o mês mais quente em 109 anos em Porto Alegre

Foi calor, não é? E não à toa. Levantamento da MetSul Meteorologia e do Oitavo Distrito de Meteorologia aponta que Porto Alegre teve o janeiro mais quente desde que se iniciaram as medições regulares na cidade em 1910, logo o janeiro mais escaldante em 109 anos. A temperatura média compensada, que inclui as mínimas e as máximas, e é a usada para definir se um mês é mais quente ou frio, foi até o dia 30 de 26,9ºC.

Como os dados da temperatura medida à noite são usados no cálculo, somente nesta sexta vai se ter a média final do mês oficial na Capital, que pode ter subido a 27°C pelo calor de desta quarta. Agora, a conclusão não mudará. Foi o janeiro mais quente da série histórica, batendo os meses de janeiro de 2014 (26,6°C), 2011 (26,2°C), e 1953 e 1984 (26,0°C). Três dos janeiros mais quentes, portanto, nessa década.

No último dia do mês, a temperatura chegou a 38°C em Porto Alegre, antes da chuvarada da tarde. Ao longo desta quinta, as máximas no Estado não foram tão altas como na véspera, por causa da chuva que chegou mais cedo, mas ainda assim foi tórrido com 38,4°C em Canoas, 38°C em Campo Bom, 37,7°C em São Leopoldo, Teutônia e Três Coroas, 37,6°C em Taquara e 37°C em Venâncio Aires.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Leia também:  Calor a caminho; semana terá temperaturas acima de 30°C no RS

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo