No ápice da onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada, a temperatura chegou a ultrapassar os 40°C entre a região Metropolitana de Porto Alegre e o Vale do Sinos, às 16h desta quarta-feira, conforme a MetSul Meteorologia.
Da manhã até a tarde, as máximas foram aumentando e, às 16h, São Leopoldo registrou 40,3°C. Três Coroas e Canoas também tiveram picos acima dos 40°C. Porto Alegre teve 39,6°C neste horário. Na Capital, a sensação térmica atingiu 50°C.
No Sul, a temperatura máxima em Pelotas foi de 39,7°C. É a mais alta na cidade desde 8 de janeiro de 2006, quando os termômetros indicaram 39,8°C, conforme a MetSul.
A trégua do calor ainda não ocorrerá nas próximas horas. Prognóstico da MetSul indica que a noite desta quarta e a madrugada de quinta devem ser por demais quentes com mínimas muito altas já no começo da quinta.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o calorão precede a chegada de uma frente fria que, encontrando esta massa de ar quente, trará chuva localmente forte a torrencial e ainda tempestades severas localizadas, capazes de gerar vendavais com danos nos próximos dias.
Em Veranópolis a maior temperatura registrada pelo termômetro localizado na Avenida Júlio de Castilhos, junto aos estúdios da Rádio Studio registrou 32°C.
TEMPO | Temperatura às 16h:
🔥 São Leopoldo: 40,3°C
🔥 Três Coroas: 40,2°C
🔥 Canoas: 40,1°C
🔥 Teutônia: 39,7°C
🔥 Porto Alegre: 39,6°C
🔥 Campo Bom: 39,6°C
🔥 Santa Cruz: 39,3°C#OndaDeCalor pic.twitter.com/ds3AMsfYmI— MetSul Meteorologia (@metsul) 2 de janeiro de 2019