Quatro homens, de 29, 23, 23 e 19 anos, e uma mulher, de 21, foram presos pela Polícia Civil, em Passo Fundo, durante a Operação Breaking Bad, nesta quinta-feira (18). Desencadeada por meio da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), o alvo é uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas na região. Das prisões, duas são preventivas e três em flagrante. Um dos investigados permanece foragido.
No total, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão. Mandados de busca, inclusive, foram cumpridos nas cidades gaúchas de Passo Fundo e Serafina Correa e em Palhoça, no Estado de Santa Catarina.
Foram apreendidas 872 gramas de maconha, 40 gramas de crack, 25 gramas de cocaína e balança de precisão, além de R$ 3.633, três carros e duas motos. A cadela Laika, da Defrec, localizou entorpecentes em dois locais – em um deles, a droga estava escondidas em tubo de PVC, nos fundos do pátio da residência, já em uma outra residência, a droga estava dentro do aspirador de pó.
Segundo as investigações, os presos recebiam maconha, cocaína, LSD e ecstasy do litoral catarinense e da fronteira com o Paraguai. A droga era traficada em Passo Fundo e municípios vizinhos. A entrega feita com os veículos dos próprios investigados. Foram identificados os líderes da organização criminosa, os fornecedores, distribuidores da droga e outros traficantes, bem como, os indivíduos que recebiam os valores relativos ao tráfico.
A investigação teve início em março deste ano, quando foram apreendidas, com um dos investigados, cocaína, maconha, crack, um aparelho celular e quase R$ 1,8 mil. Logo em seguida, quebras de sigilo e análise de dados resultaram na prisão em flagrante de dois indivíduos, por tráfico de drogas – liberados no mesmo dia pela Justiça.