Uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros, secretarias municipais e Defesa Civil ainda trabalha na distribuição de lonas e telhas para famílias que tiveram casas parcialmente destelhadas em Vacaria. Vento forte e chuva atingiram a cidade por volta das 15h30min de segunda-feira (2). Até por volta das 11h desta terça-feira (2), a Defesa Civil já contabilizava mais de 100 locais destelhados.
O bairro mais atingido é o Barcelos, mas também foram registrados estragos no Jardim dos Pampas, no São João, no São Mateus, no Vista Alegre e no Jardim América. Entre os locais atingidos, estão casas, galpões e escolas. Segundo a Secretaria da Educação, foram quatro escolas afetadas na rede municipal. A escola Dalva Zanotto de Lemos, da rede estadual, também sofreu com o desprendimento de uma telha.
O vendaval gerou ainda queda de quatro árvores e de quatro postes de luz, conforme a coordenadora da Defesa Civil, Sirlei Castagna. Por isso, cerca de dois mil clientes seguem sem energia elétrica na cidade. Conforme a RGE, as equipes enfrentam dificuldades por causa do volume elevado de consumidores afetados, da distância entre as ocorrências na área rural e de problemas nos acessos. A distribuidora não informou a previsão de restabelecimento completo do serviço, mas afirmou que as equipes estão trabalhando para isso.