Feira Internacional do Vinho celebra resultados e confirma segunda edição
A primeira edição da Wine South America encerrou com saldo positivo para o setor vinícola brasileiro e consolidou-se como a principal feira de vinhos das Américas. Entre 26 e 29 de setembro, cerca de 250 marcas expositoras – entre elas 100 vinícolas nacionais – mostraram a qualidade dos vinhos, espumantes e sucos para um público focado em negócios. A próxima edição está confirmada para setembro de 2019, em Bento Gonçalves.
A Feira Internacional do Vinho registrou seis mil visitantes (provenientes de 25 estados brasileiros e 16 países), organizando mais de 400 rodadas de negócios no Projeto Comprador, uma parceria do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Sebrae-RS e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Também promoveu encontros de networking, palestras e degustações orientadas aos participantes.
A chegada do evento à Serra trouxe uma extensa lista de benefícios à cadeia vitivinícola, segundo as principais entidades do segmento. “A Wine reuniu o setor, fazendo com que ele se fortaleça cada vez mais”, avaliou o presidente do Ibravin, Oscar Ló. “Muitos participantes não conheciam a região serrana e ficaram admirados com o potencial turístico local, beneficiando o enoturismo”, acrescentou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edegar Scortegagna, o público – formado por compradores, distribuidores, importadores, enólogos, sommeliers e enófilos – garantiu boas oportunidades de negócio e ampliação da divulgação dos rótulos.
Estande coletivo
Um estande coletivo financiado pelo Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais contou com cinco empresas do setor. O projeto é da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado (Sdect). O espaço contou com R$ 50 mil em recursos do Estado e R$ 5,1 mil do Ibravin.
As empresas beneficiadas foram a Dom Eliseo, Gallon Sucos, Montanha do Vale, Santini e Uva só Produtos Orgânicos. Juntas, elas realizaram mais de 100 contatos com representantes de 11 estados da federação e a Colômbia. Do total, quase 50% dos negócios estão em vias de efetivação.