Eduardo Leite e Sartori disputam o segundo turno ao governo do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite (PSDB) x José Ivo Sartori (MDB). O segundo turno das eleições para governador do Rio Grande do Sul será disputado entre o ex-prefeito de Pelotas e o atual governador. Com 91,16% dos votos apurados, Leite tem 35,23% dos votos válidos e vai para a disputa contra o atual chefe do Executivo estadual com leve vantagem. Sartori atingiu 31,60%. O atual governador tenta quebrar a história política do Estado, que jamais reelegeu um governador, já deu mostras de que pode permanecer no Palácio Piratini por mais quatro anos. A disputa entre MDB x PSDB, outrora aliados, reedita a briga Sebastião Melo x Nelson Marchezan pela prefeitura de Porto Alegre.

Eduardo Leite

Jovem candidato do PSDB, Leite tem 33 anos e foi prefeito de Pelotas. Ele chega para o segundo turno embalado. Veio ganhando força ao longo da campanha – teve o maior tempo de propaganda no rádio e na TV – e saltou de quarto lugar para chegar na frente de Sartori por uma pequena margem. Na campanha adotou um tom neutro, conciliador, dizendo que colocará a casa em ordem trazendo investimentos

Eduardo Leite é advogado, formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Iniciou a carreira política no movimento estudantil. Em 2004 tentou uma vaga na Câmara municipal de Pelotas, acabou ficando na suplência. Trabalhou no governo de Bernardo de Souza e no de Fetter Júnior. Em 2008, enfim, conseguiu ocupar uma cadeira no legislativo pelotense.

Nas eleições de 2012 se candidatou para ocupar a Prefeitura de Pelotas. Derrotou o petista Fernando Marroni no segundo turno, tornando-se o mais jovem prefeito da cidade. Em 2016 anunciou que não concorreria à reeleição. Sua vice, Paula Mascarenhas, foi a candidata e se elegeu no primeiro turno.

Leia também:  Confira os números sorteados na Mega-Sena desta quinta-feira

Em novembro de 2017, Eduardo Leite foi aclamado presidente do PSDB do Rio Grande do Sul na convenção do partido. No mesmo evento foi escolhido como pré-candidato ao governo do Estado.

José Ivo Sartori

José Ivo Sartori é natural de Farroupilha, na Serra gaúcha. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), começou a carreira política em 1976, como vereador em Caxias do Sul. Em 1982 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, cargo que ocupou por outros quatro mandatos consecutivos. Em 2002, elegeu-se para a Câmara Federal. Dois anos depois venceu a disputa para a prefeitura de Caxias do Sul, com vitória no segundo turno e, em 2008, foi reeleito.

Em 2014 foi escolhido para disputar o governo do Estado pelo então PMDB. Sua campanha lembrou a candidatura do correligionário Germano Rigotto, de 2002. Tal qual o colega de partido, ele esteve desde o início da disputa ao Piratini estacionado na terceira posição, crescendo decisivamente nos últimos dias, chegando na frente de Tarso Genro (PT) no primeiro turno e depois sendo eleito no segundo turno.

Na campanha para a reeleição, Sartori adotou uma postura mais agressiva, frisando que as medidas tomadas ao longo da administração foram necessárias para recolocar o Estado nos trilhos.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo