O Grêmio enfrentou o Ceará no final da manhã deste domingo, 23, na Arena, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi uma partida complicada e de muitos gols, mas terminou com um resultado positivo: vitória por 3 a 2 sobre o time cearense.
Apesar do Tricolor pressionar nos minutos iniciais, foi o Ceará quem conseguiu abrir o placar logo cedo, aos 12′, com Luiz Otávio. Aos 20′, os gremistas igualaram o marcador com Geromel, que mandou de cabeça para o fundo do gol, após cobrança de escanteio na medida de Luan. Mesmo com o Grêmio pressionando, aos 26′, o time cearense voltou a frente no marcador com Arthur. Já aos 43′, o Grêmio voltou a empatar. Depois de uma cobrança de escanteio, a zaga afastou, mas a bola ficou com Léo Moura que cruzou novamente na área. Thonny Anderson subiu e desviou de cabeça para o fundo das redes, empatando o placar no final da primeira etapa.
O segundo tempo foi de intensidade e de bons resultados. Aos 23 minutos, em cobrança de falta, Luan chutou bem colocado, com tranquilidade, marcando o gol da virada.
Com o resultado, o Grêmio soma três pontos e chega a 47 na competição.
Primeiro Tempo
O Grêmio logo chegou ao ataque com Everton, que no primeiro minuto, recebeu um lançamento dentro da área, dominou, entre marcadores, mas acabou desarmado. Em resposta, o Ceará atacou, mas a defesa gremista fez o corte.
No minuto seguinte, pela direita, Geromel lançou Léo Moura, que tentou o cruzamento, mas a zaga cortou a escanteio. Na cobrança, a bola foi colocada na boca do gol, mas afastada pela zaga.
Com 4 minutos de jogo, Thonny Anderson recebeu a bola, puxou para o meio e finalizou da entrada da área, na parte central. Mandou perto da trave esquerda do goleiro Everson. Quatro minutos depois, de novo no ataque, trocando passes e girando a bola da direita para esquerda, Cortez acionou Luan, que do bico da grande área, chutou, mas mandou pra fora.
O Ceará teve uma falta da extrema esquerda aos 12′. Samuel alçou na área, mas a defesa afastou. Na sobra, a bola foi colocada novamente na área e depois de um bate-rebate, Luiz Otávio desviou para o fundo do gol.
A resposta do Grêmio veio com Everton, que foi pra cima de três marcadores e tentou a finalização, mas Samuel cortou a escanteio. Depois de uma sequência de escanteios, Luan colocou na pequena área, mas Everson saiu de soco para afastar.
Aos 17′, Luan recebeu na esquerda e chutou, mas o arqueiro cearense fez a defesa em dois tempos. Em seguida, Everton tentou por duas vezes uma jogada, ganhou a dividida e fez um cruzamento rasteiro, mas o goleiro novamente segurou.
O Grêmio chegou ao gol de empate aos 20 minutos. Após cobrança de escanteio de Luan, a bola chegou na cabeça de Geromel, que mandou forte para o fundo das redes, empatando a partida.
Mas aos 26′, o Ceará conseguiu voltar a frente no marcador com Arthur. No contra-ataque, Juninho Quixadá finalizou, Grohe conseguiu a defesa, espalmando, mas Arthur estava na bola e conseguiu chutar a gol.
O Tricolor respondeu com Cícero, que arriscou de fora da área, mas o goleiro fez a defesa. No lance seguinte, o time adversário quase assinou o terceiro, quando Juninho Carvalho tentou enfiada para Leandro Carvalho, Grohe não alcançou e a bola bateu na trave.
Aos 32′, Everton passou pela marcação e caiu na da área, mas a arbitragem nada assinalou.
Na reta final do jogo, Ramiro cruzou, Everton matou no peito, mas a zaga conseguiu desarmar. Em seguida, o atacante recebeu um bom lançamento e chutou de primeira, mas mandou longe do gol.
Aos 43′, o Grêmio voltou a empatar o jogo. Depois de uma cobrança de escanteio, a zaga afastou, mas a bola ficou com Léo Moura que cruzou novamente na área. Thonny Anderson subiu e desviou de cabeça para o fundo das redes, empatando o placar no final da primeira etapa.
Três minutos depois, após cruzamento, Luan chutou, a bola bate no braço do jogador do Ceará, Felipe Jonatan, mas a arbitragem não marcou pênalti.
Jogo finalizou aos 48′.
Segundo Tempo
O Grêmio chegou aos 4 minutos, com Cícero arriscando um chute de fora da área e mandando longe da meta de Everson.
O Ceará também levou perigo. Arthur tirou da marcação, levou para o meio e chutou de longe, mandando por sobre a meta.
Já aos 12′, o Grêmio chegou com Ramiro que arriscou da intermediária, mas mandou distante do gol do adversário.
Aos 15 minutos, Pedro Geromel recebeu na direita e chutou, mas o goleiro defendeu. Em seguida, Ramiro deu passe para Thonny Anderson que chutou, mas parou na zaga. No minuto seguinte, Geromel arriscou de dentro da pequena área, Everson espalmou e Samuel Xavier tirou em cima da linha.
Substituição: Saiu Ramiro, entrou Pepê, aos 18 minutos.
Aos 23 minutos, em cobrança de falta, Luan chutou bem colocado, com tranquilidade e marcou o terceiro gol gremista, colocando o Grêmio na frente no marcador.
Substituição: Saiu Thonny Anderson, entrou Thaciano, aos 27 minutos.
Aos 38′, o Grêmio cobrou escanteio, mas Everson saiu de soco. Em seguida, da esquerda, a bola foi colocada na boca do gol e Geromel subiu para mandar de cabeça, mas por cima. Por detalhe não saiu o quarto gol.
Substituição: Saiu, entrou Kaio, aos 40 minutos.
Na reta final, após um chute colocado de Everton, Everson fez uma grande defesa, mandando a bola a escanteio.
Jogo finalizou aos 48′.
Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA